Democracia em Angola

Angola e RDC reforçam cooperação

Angola e República Democrática do Congo (RDC) assinaram sexta-feira (29), em Kinshasa, o Acordo Comercial para reforço da cooperação mutuamente vantajosa entre os dois países vizinhos e membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Rubricaram o instrumento jurídico, no final da 10ª Sessão da Grande Comissão Mista Angola-RDC, realizada de 27 a 29 deste mês, os ministros Téte António (Relações Exteriores de Angola) e Jean-Lucian Bussa (Comércio Externo da RDC).

Quarta-feira (27) e quinta-feira (28), houve a reunião de peritos, co-orientada por Domingos Custódio Vieira Lopes, secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, e o embaixador Zacharie Tshimbinda Bilolo, secretário-geral do Ministério da Integração Regional da RDC.

Já a sessão ministerial, realizada sexta-feira (29), foi co-presidida por Téte António, ministro das Relações Exteriores de Angola, e Didier Makanzu Mazenga, ministro da Integração Regional da RDC.

O país participou nesta Comissão Mista com os ministros Téte António (Relações Exteriores), Eugénio Laborinho (Interior) e António Assis (Agricultura e Pescas), além dos secretários de Estado Domingos Lopes (Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas e coordenador do Grupo Técnico), Domingos Tchikamba (Defesa Nacional), Franco Mufinda (Saúde Pública), Amadeu Nunes (Comércio), José Barroso (Petróleo e Gás), Manuel Molares (Ordenamento do Território) e Paula Coelho (Ambiente).

António Pedro Candela, segundo comandante da Polícia Nacional, o embaixador de Angola na RDC, Miguel Costa, bem como directores nacionais e funcionários seniores dos distintos Departamentos Ministeriais integrantes da delegação multifactorial que se deslocou à  República Democrática do Congo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *