Democracia em Angola

Angola entre os países que melhor tratam os refugiados

Angola está entre os países africanos que melhor tratam os refugiados, afirmou, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

O ministro recebeu um cheque simbólico avaliado em 150 mil dólares americanos, como reconhecimento da União Africana (UA) aos esforços de Angola na protecção dos refugiados.

A recepção formal do cheque aconteceu no encontro de trabalho com a comissária para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Comissão da União Africana, Sarah Anyang Agbor.

Esclareceu que existem vários paradigmas de integração, mas Angola adoptou o modelo de cinco países citados pela UA, denominado “lessons-learned”, que coloca o país na lista dos que melhor tratam as pessoas que acolhe, sendo a protecção o maior requisito notável.

“Destes cinco países, Angola faz parte e sobressai na forma como os refugiados se integram na sociedade e esse tratamento é determinante para o seu bem-estar. É preciso que o refugiado se sinta em casa”, referiu.  Segundo Téte António, o valor, apesar de simbólico, visa colmatar algumas carências nos esforços do Governo de protecção de cidadãos acolhidos por Angola. 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *