Democracia em Angola

Deputados inspeccionam obras

Os projectos concluídos nos sectores da Saúde, Educação, Água e vias de acesso inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província da Huíla, estão a contribuir para o alargamento da rede sanitária e melhoria dos serviços hospitalares e circulação de pessoas e bens, afirmou, esta segunda-feira, na cidade do Lubango, o governador Nuno Mahapi Dala.

Falando no fim da visita do Grupo Parlamentar do MPLA, encabeçado por Virgílio de Fontes Pereira, no quadro das Jornadas Parlamentares em curso até 30 deste mês, disse que 96% das obras estão concluídas.

Sem especificar o total de projectos em curso na província, reconheceu que o PIIM permitiu realizar acções que estão a contribuir na melhoria das condições de vida das populações, com realce na área social.

O governante informou que foram concluídos e apetrechados os hospitais municipais, centros de saúde em quase todos os municípios da Huíla, tendo sublinhado que, com o fundo do PIIM, foi possível terraplanar algumas estradas secundárias e terciárias, promovendo-se assim melhorias nas trocas comerciais.

No Lubango, o Grupo Parlamentar do MPLA visitou as obras de construção do novo mercado, com 180 bancadas, e a nova Administração, ambos no bairro A Luta Continua, já na fase final.

A construção de 150 casas evolutivas, o sistema eléctrico e de distribuição de água, no bairro da Eiva, os centros de saúde da Maputa, Tchioco e Machiqueira, já em funcionamento há cerca de um ano, foram, igualmente, inspeccionados pelos deputados.

Indicou que as acções do PIIM abrangem os 14 municípios, alvos das visitas dos deputados. “Estamos a colocar à disposição da população muitas infra-estruturas e a nossa preocupação é ter essas unidades, sobretudo, hospitalares e de ensino, orçamentadas”, defendeu, salientando que, com o ganho, os gestores vão conseguir por si só fazer uma gestão adequada e adquirir medicamentos.

Para o governador, a distribuição de medicamentos ainda é um desafio. Nuno Mahapi Dala acredita que o Ministério da Saúde está atento com a situação. Adiantou que a meta é, até finais de Junho, entregar todas as obras do PIIM em falta.

Durante a visita, o presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, ao Lu-bango, procedeu à entrega de kits de medicamentos diversos e equipamentos informáticos às unidades sanitárias.

Consta, também, a entrega de electrodomésticos às populações realojadas no bairro da Eiva, comuna da Arimba, arredores da cidade do Lubango. Além de Virgílio Fontes Pereira, como coordenador, o grupo é integrado por 14 outros deputados.

Add a Comment

Your email address will not be published.