Democracia em Angola

João Lourenço participa da cimeira internacional sobre democracia

João Lourenço, Presidente da República, participou nesta quinta-feira (9), em formato virtual, na Cimeira Sobre Democracia, uma iniciativa do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, que juntos vários líderes mundiais.

O chefe de estado angolano figurou entre o grupo de dezassete Chefes de Estado africanos a quem Biden convidou para discutirem o estado da Democracia no Mundo, com a participação de vários outros estadistas mundiais.

Foram avaliados como assuntos principais, como: se desenvolve o combate à corrupção; se promove o reforço das instituições democráticas; se trabalha para eleições livres e justas; se estimula o uso da tecnologia em prol da democracia e, também, o apoio que os Estados dão à media livre e independente.

Na sua intervenção, João Lourenço, felicitou Joe Biden, por esta iniciativa da que congregou Chefes de Estado e líderes de vários países do mundo, para uma abordagem que considerou pertinente e oportuna sobre um tema com grande atualidade e que requer uma profunda reflexão.

O chefe de estado, destacou a adopção de medidas firmes de formas a conferir ao poder judicial capacidade para exercer, em condições de absoluta independência, o seu papel no quadro do combate às más práticas de governação, à corrupção e à impunidade.

Referiu também o facto de a democracia angolana ser de construção recente e, que se tem vindo a consolidar e a alargar nos últimos cinco anos, onde a mulher tem assumido uma intervenção cada vez mais activa, em todos os sectores da vida do país.

João Lourenço, destacou também a evolução de forma gradual, segura e irreversível, da democracia em Angola, passando pelas diferentes etapas do nosso processo democrático, até que se atinja o nível de satisfação das expectativas da nossa sociedade, que seja mais próximo das democracias que são hoje as grandes referências do mundo.

Add a Comment

Your email address will not be published.