Ministra reitera contínua implementação do programa de desenvolvimento científico
A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Rosário Bragança, reiterou, nesta segunda-feira, em Luanda, a aposta na continuidade do programa nacional de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação/2018-2022.
Maria do Rosário Sambo, que fez este pronunciamento quando procedia a abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional do Ensino Superior e do Conselho Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou que o referido programa foi revisto em 2020 e as instituições de ensino superior devem estar cientes das acções em curso.
A governante fez saber que outro factor importante para o país, no domínio do ensino superior, é actualização do ordenamento jurídico angolano no que respeita a ciência, tecnologia e inovação.
“Passaram-se alguns anos desde que foram publicados alguns documentos reitores da ciência, tecnologia e inovação, então é imperioso fazer-se uma actualização”, realçou.
Por sua vez, o director nacional do Ministério do Ensino Superior, Emanuel Catumbela, disse que foi feito estudos para caracterizar a pós-graduação em Angola e também para caracterizar a colaboração de instituições de ensino superior e o sector empresarial.
“As empresas procuram profissionais qualificados, temos visto o exemplo das engenharias, que procuram não só competências técnicas em engenharia, mas também comportamentais”, frisou.