Democracia em Angola

Polícia Nacional garante segurança nas escolas

A segurança nas escolas de Luanda vai ser assegurada pelos comandos municipais da Polícia Nacional, numa acção conjunta entre as comissões de moradores, professores e encarregados de educação da zona onde estiver situado o estabelecimento de ensino.

A garantia foi dada, ontem, pelo porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel, acrescentando que a nova dinâmica exige um intercâmbio permanente entre todos os envolvidos, para facilitar a actuação da corporação, através de denúncias. 

O inspector-chefe esclareceu que a Brigada Escolar foi extinta há dois anos, por questões administrativas, estando nesta altura os comandos municipais preparados para o efeito. 

Realçou que o objectivo principal é garantir a vigilância, com o apoio de professores e direcção dos estabelecimentos de ensino, de modo a prevenir o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, bem como combater a criminalidade. 

De acordo com Nestor Goubel, a segurança escolar estará ligada ao policiamento de proximidade. “Muitos encarregados de educação demonstram preocupações com a vulnerabilidade a que os filhos estão expostos durante a ida à escola e a sua permanência”, sublinhou. 

Osvaldo Cruz, um dos encarregados de educação, disse à nossa reportagem que as principais preocupações têm sido o assédio sexual em troca de notas, casos de violação, atropelamentos e raptos. 

O nosso entrevistado aconselhou aos encarregados de educação a conversarem mais com os filhos e visitá-los nas escolas, referindo que os pais cometem o erro de deixar toda a responsabilidade com os professores.
“Sobretudo pelo comportamento desviante de alguns alunos, os pais e encarregados de educação devem controlar as amizades dos filhos, para prevenir desvios de comportamento, que podem resultar em criminalidade”, disse Osvaldo Cruz.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *