Democracia em Angola

PR apresenta Angola ambiental na COP26

A visão e as acções em curso no domínio ambiental em Angola serão apresentadas na manhã de terça-feira (2), em Glasgow (Escócia), pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o seu discurso na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Esta segunda-feira (1), o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que é hora de dizer basta, pois os últimos seis anos foram os mais quentes já registados e o “vício por combustíveis fósseis” está a empurrar a humanidade para o abismo.

Referiu que o aumento do nível do mar duplicou nos últimos 30 anos, os oceanos estão mais quentes do que nunca e áreas da floresta amazônica emitem mais carbono do que absorvem, enquanto o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apontou que que a humanidade atrasou faz tempo em relação às mudanças climáticas “e se não se tomar providências, agora, será tarde demais”.

A conferência decorrerá até 12 deste mês e abordará ainda questões das finanças, energia, natureza, juventude e empoderamento público, assim como género, transportes, ciência e inovação, adaptação, perdas e ganhos, cidades, regiões e ambiente construído.

A COP26, Conferência das Partes sobre Alterações Climáticas, acontece com um ano de atraso, devido à pandemia da Covid-19 e visa reflectir e alertar as Nações sobre o impacto do aquecimento global.

Em Glasgow está a ser dada atenção especial aos resultados da COP21, realizada em Paris (França), em 2015, onde, pela primeira vez, todos os países concordaram em trabalhar juntos para conterem o aquecimento global.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *