Democracia em Angola

Presidente da República visita os Emirados Árabes Unidos

O Presidente da República inicia amanhã (segunda-feira) uma visita oficial e de trabalho de dois dias aos Emirados Árabes Unidos, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

João Lourenço testemunha, na terça-feira, a assinatura de vários instrumentos de cooperação bilateral, nomeadamente, memorandos de entendimento que vão permitir uma maior cooperação entre Angola e os Emirados Árabes Unidos, sobretudo, nos sectores dos Transportes, Energia, Agricultura e Digital.
Quarta-feira, último dia da visita, o Chefe de Estado manterá encontros com as autoridades máximas dos Emirados, especialmente, o Príncipe Herdeiro Mohammed bin Zayed Al Nahyan, incluindo altas figuras de um dos Emirados mais fortes em termos económicos e turísticos, o Dubai.
Por coincidência, é comemorado o dia de Angola na exposição universal “Expo-Dubai”, onde o Presidente da República cumprirá um programa protocolar, que culminará com uma visita ao stand do país.
Na noite de quarta-feira, o Chefe de Estado regressa a Luanda, com chegada prevista para a manhã de quinta-feira.

Relações político-diplomáticas

As relações diplomáticas entre a República de Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) foram estabelecidas a 11 de Dezembro de 1997. A Embaixada de Angola em Abu Dhabi foi aberta a 21 de Setembro de 2008 e a dos EAU, em Luanda, a 1 de Agosto de 2016.
Em termos de visitas de Estado e Oficiais, reduziu-se, até ao momento, tendo a primeira sido a 13 de Junho de 2015, realizada pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Destaca-se também a deslocação do actual Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aos EAU, em Janeiro de 2019, para participar na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, a convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante Supremo das Forças Armadas dos EAU.
A nível dos diferentes departamentos ministeriais, nota-se a visita de Sheikh Abdallah Bin Zayed Al Nahyan, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos EAU, a Angola, em Março de 2013, como parte do périplo por África.
Sheikh Hamadan Bin Zayed Al Nahyan, representante do governador para a Região Oeste de Abu Dhabi (Al Dhafra), também visitou Angola, a convite do Presidente da República, João Lourenço, em Dezembro de 2017.
Quanto à cooperação bilateral, sublinha-se o apoio de Angola a candidaturas em organizações e fóruns internacionais, sobretudo a Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança da ONU para o mandato de 2022-2023, o que foi muito apreciado pelas autoridades locais.
Já assinaram diversos acordos e memorandos de entendimento, entre os quais o Geral de Cooperação Económica, Comercial, Industrial, Tecnológico, Financeiro e Consultas Políticas; memorando de entendimento para a criação de uma Comissão Mista Angola-EAU (Junho de 2015, em Abu Dhabi); Acordo de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos (Abril de 2017, em Abu Dhabi); Acordo para evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal (Fevereiro de 2018, em Luanda, e ratificado pelo Parlamento angolano em Março de 2020); Acordo de Serviços Aéreos (Abril de 2021, no Dubai).

Relações comerciais
Os dois países gozam de uma cooperação económica activa que só em Junho de 2020 atingiu o valor de USD 1,9 milhões em exportações e importações. O comércio entre ambos tem aumentado desde 2004 e envolve uma variedade de materiais e matérias-primas como rochas ornamentais, diamantes, petróleo e outros minerais.

Add a Comment

Your email address will not be published.